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  • Foto do escritorYghor Gehlen

Análise de dados: Sua empresa ainda está em preto e branco?




A imagem de uma televisão antiga nos traz uma relação muito forte sobre como analisamos os dados em nossas empresas. Segundo o Cappra Institute for Data Science, 70% das empresas tomam decisões baseadas em Feeling, ou seja, ainda estão em preto e branco quanto a análise dos dados do seu próprio negócio.

Por outro lado, nas empresas que fazem uso dos dados na tomada de decisão, ainda há uma grande dúvida:


Para melhorar o processo de decisão da minha empresa, qual a melhor solução de análise de dados? BUSINESS INTELLIGENCE (BI) OU BUSINESS ANALYTICS (BA)?


Vamos a uma breve explicação e um case prático para que você mesmo possa tirar suas conclusões.


Business Intelligence (BI)

Olha para o passado: Faz a leitura de um conjunto de dados em um data warehouse (armazém de dados), extrai informações úteis e elabora relatórios para apoiar os tomadores de decisão. O BI lhe ajuda a saber o que aconteceu, analisando dados históricos, assim você pode analisar e mudar o que não deu certo.


Business Analytics (BA)


Olha para o futuro: Partindo de um problema de negócio, contempla a leitura de um data warehouse e ainda Big Data (análise de grandes massas de dados), Data Science (estruturação de dados, data mining, inteligência artificial, análise preditiva, Data Viz e muito mais). No BA, a apresentação das informações é feita através de dashboards com análises inteligentes que direcionam a estratégia de negócio. O BA lhe ajuda a olhar para trás para obter parâmetros históricos, e olhar para frente para antecipar o que vai acontecer, para que você tome ações antes, e com isso garanta o êxito de suas operações.


As principais diferenças entre Business Intelligence e Business Analytics são as perguntas e o momento em que as perguntas são respondidas.


Aplicação prática de Business Intelligence x Business Analytics


Vamos supor que você é responsável por Compras de uma rede de Supermercados. O BI lhe informa que nas últimas duas semanas, na unidade de Joinville – SC, houve um aumento de 6% no consumo de água, você analisa seu estoque e verifica que ainda há estoque na unidade para mais duas semanas com aumento de 6% de consumo, ou seja, não haverá ruptura de estoque.


Neste exemplo, o BI gerou um reporte com seus dados do passado, e mostrou a situação atual do comportamento do seu estoque, para que então você tome as decisões cabíveis.


Vamos supor a mesma situação com o uso do BA. O Business Analytics analisará a pergunta: Porque houve um aumento de 6% no consumo de água na unidade de Joinville – SC?


A análise lhe trará insights que, o consumo de água aumentou em Joinville – SC, pois nesta cidade em específico, quando a temperatura se mantém por 14 dias entre 28°C e 32°C, o consumo de água aumenta 6%. Não o bastante, o BA apontou que em 7 dias haverá uma ruptura de estoque. O que gera mais uma pergunta:


Porque haverá ruptura se há estoque suficiente para 14 dias com aumento de 6% do consumo?


Business Analytics, analisa padrões de comportamento e fornece uma análise preditiva. Neste momento, a machine learning (Inteligência Artificial) contida no BA, cruzou o comportamento de consumo com a previsão do tempo e chegou a seguinte conclusão: Para os próximos 7 dias, a temperatura será a mesma, (entre 28°C e 32°C), porém, após o 15º dia consecutivo de calor, o aumento de consumo é de 12%, havendo a necessidade imediata de compra de água para suprir a demanda identificada previamente.


A grande diferença neste caso é que o primeiro sistema (BI) reportou o que tinha acontecido e a situação atual de estoque, para que então com esses dados sua equipe buscasse montar outra análise para tomar a melhor decisão.


Já no caso do BA, ele olhou o passado, analisou o comportamento dos seus dados do presente com dados externos (clima e temperatura) que geram impacto no seu negócio e deu a orientação: Vai faltar água!


Conseguiu entender as diferenças entre BI e BA? E então, o que você precisa para tornar seu negócio mais competitivo?


O Lemon·go é uma solução completa de Business Analytics. Quer saber mais? Nossa equipe de analistas de negócio e cientistas de dados, podem ajudar entendendo melhor o seu problema e orientando a melhor forma resolvê-lo.


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