top of page
  • Foto do escritorCassio H. F. Ramos - Fundador

Inteligência Artificial auxiliando no processo de reciclagem de materiais

Temos observado nas últimas décadas a crescente aplicação de robôs de automação na indústria, principalmente automotiva, que foi pioneira na utilização desta tecnologia, melhorando significativamente seus processos produtivos.


Com a aplicação da I.A. tudo mudou, e novas aplicações estão sendo feitas pois, até pouco tempo atrás esses robôs apenas automatizavam processos nas industrias, realizando tarefas repetitivas, mas que não tomavam decisões, e isso agora mudou.


Este robô colaborativo usa inteligência artificial para ajudar os humanos a reciclar de forma mais eficiente e confiável.


Ele é chamado de Max-AI da Bulk Handling Systems - (e usa redes neurais em várias camadas e um sistema de visão que identifica materiais recicláveis ​​e outros itens.) Ele utiliza tecnologia de Deep Learning para classificar, processar e recuperar resíduos, resultando em um tratamento mais rápido e eficiente


Deep Learning ou aprendizagem profunda em português, nada mais é do que um ramo do machine learning, ou seja, é um aprendizado de máquina que visa “ensinar” as máquinas a agirem e interpretarem dados de uma maneira mais natural.


O Max-AI processa imagens de vídeo por meio de um funil de detecção que identifica objetos que devem ser reciclados, exatamente como uma pessoa faz, só que em uma velocidade incrível. É capaz de aprender no trabalho e se adaptar às mudanças. É colaborativo, portanto, pode trabalhar com segurança junto com as pessoas e pode ser rapidamente adaptado as instalações das empresas.


Dê uma olhada nesse video, que mostra o seu funcionamento!



O classificador robótico com I.A. já está em uso em instalações nos Estados Unidos, incluindo San Francisco, San Jose e York, Pensilvânia. A implantação da visão de máquina para analisar e classificar fluxos de materiais está ajudando as cidades a produzir recicláveis ainda mais limpos - e manter seus programas de reciclagem.


Esse exemplo mostra como a I.A. está mais próxima, e tendo cada vez mais aplicações praticas no nosso dia a dia.


Fique ligado para mais exemplos de como as empresas no mundo estão usando I.A. e Analytics para melhorar seus negócios e trazer mais qualidade de vida para as pessoas.

340 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page