• joaoassis9

Como escolher o melhor BI para o seu negócio?

Atualizado: 29 de Jul de 2019

Há mais de 17 anos trabalhando em gestão estratégica e gerenciamento de riscos, e sigo vendo organizações sofrendo pela falta de informações claras, objetivas e disponíveis para tomada de decisões, mesmo em empresas com sofisticados BI.


Por isso, foi criado o Lemon: Que é um gerenciador de indicadores que agrega informações de diversos sistemas em um único local na nuvem e disponibiliza estas informações de forma clara e em tempo real para pessoas da empresa.


Durante os últimos anos tenho conversado com empresários sobre as más escolhas de softwares de BI para seus negócios. Então comecei a perceber que o problema não era somente a ferramenta em si, mas sim a expectativa que se tinha em relação à ela e às funcionalidades que se esperava obter.


Quando falamos sobre “Inteligência de negócios ou BI”, normalmente ligamos isso a algum software complexo, caro e que serve apenas às grandes corporações multinacionais: seu objetivo é analisar milhões de dados do negócio e magicamente ajudar a tomar a decisão certa.


Bom, mas não é bem isso, ou pelo menos não precisa ser tão complexo assim!

Atualmente, as empresas possuem sim muitas informações internas em cadastros de seus sistemas de compras, de vendas, financeiros, RH e tantos outros. Também é verdade que as empresas praticamente não usam essas informações para a tomada de decisões, pois como é muito difícil extrair essas informações, apostam tudo no feeling. E isso, isoladamente, pode ser um grande erro.

O mercado de BI é gigante e com milhares de empresas oferecendo sistemas de diversas formas. Estima-se que o crescimento mundial deste mercado está em 10% ao ano, ou seja, bem promissor.


Mas estamos falando de como escolher a melhor ferramenta de BI para seu negócio, não é?!

Então, antes da empresa decidir por contratar essa ou aquela empresa de BI, ela precisa entender para qual finalidade serão usadas as informações deste sistema novo, e só assim poder decidir qual será a ferramenta mais adequada.


Existem basicamente 4 tipos de Bussiness Intelligence (BI)

· Gerador de Relatórios: Basicamente ele olha dados passados, com um foco mais estático para desempenhar análises de como foi o mês passado, ano passado, etc, gerando relatórios com todas essas informações.

· Monitoramento: É o BI de reporte de informações em tempo real. Ele apresenta a situação da sua venda agora, comparando com mês ou ano passado, analisando contas a pagar e receber e assim por diante. O foco é no agora, comparando com metas e resultados anteriores.

· Analítico: Ele tem como foco analisar dados procurando relações, padrões e explicações para os fatos ocorridos. Não funciona em tempo real e é gerado em datas especificas, pois seu objetivo é entender o que aconteceu.

· Predição: Combina informações de monitoramento e analítico para dar previsões de desempenho.

Tanto para o “BI Analítico” quanto para o “BI de predição”, suas informações devem ser analisadas e interpretadas, pois apenas os resultados não dizem nada.

Apesar do Lemon Indicadores ser muitas vezes usado para ajudar em análises e relatórios, o foco principal de nossa solução é ser uma ferramenta de monitoramento com inteligência embarcada. Nosso negócio é dar a informação certa e em tempo real para que você tome a decisão hoje. Você não precisa mais esperar o mês acabar!


As melhores perguntas

Por isso, sempre que você for decidir por escolher uma ferramenta para dar suporte em suas decisões, como um BI, você deve se perguntar: – Para qual finalidade vou usar essas informações?

Se a resposta for “para monitorar o desempenho do meu negócio e tomar decisões rápidas!” Tenha certeza que o Lemon é a melhor ferramenta.

Outra pergunta importante é: Quem vai usar as informações para tomar decisões ou analisar o desempenho do negócio? Se a resposta for “pessoal de pesquisa ou de análise”, então o ideal é ter uma ferramenta de “BI Analítico” ou de “BI de Predição”.

Mas se a resposta for “equipe de vendas, supervisão, gerência executiva ou diretoria”, aí sem dúvidas deve ser uma ferramenta de monitoramento como o Lemonapp.


Essas ferramentas de BI são muito caras?

Normalmente ferramentas de análise e previsão sim, pois precisam de um processo de implantação (horas de consultoria), aquisição de computadores, custos de licenças e até mesmo de uma área de TI estruturada na empresa para dar conta das demandas. Desta forma se tornam sim caras e com uma implantação demorada.

Então o que a gente costuma encontrar no mercado são empresas de pequeno e médio porte usando Excel ou outras planilhas para tratar seus dados. Contudo, planilhas não geram valor para o negócio pois não desempenham bem o papel de análise nem o de previsão, quanto menos o de monitoramento, pela dificuldade de buscar e integrar os dados dos sistemas.

Porque é tão difícil achar ferramentas de monitoramento?

De fato, a questão do monitoramento em tempo real é descartada pelas empresas de BI mais tradicionais, pois para conseguir apresentar informações em tempo real o custo para processamento, o tipo de equipamentos necessários para coletar, calcular e apresentar dados em poucos segundos se tornou caríssimo.

Mas isso mudou agora com a nuvem! Desta forma o custo para coletar e apresentar dados de monitoramento caiu absurdamente, permitindo ainda, aumentar a escala dos dados usados.

Boa notícia para empresas de todos os tamanhos

Agora não só pequenas e médias empresas, mas sobretudo as grandes empresas não precisam mais ter equipes e estrutura de TI dedicadas para tratar e gerenciar seu BI de monitoramento. Nós faremos tudo isso para você!!

Venha conhecer melhor as soluções de monitoramento em tempo real da Lemonapp e veja como é possível qualquer empresa ter seus dados em painéis incríveis e disponíveis em qualquer lugar para que a tomada de decisões seja IMEDIATA

48 visualizações

© 2016 por Lemon - Todos direitos reservados

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • LinkedIn - White Circle