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  • Foto do escritorCassio H. F. Ramos - Fundador

A gamificação de vendas vai mudar o seu negócio!

Gamificar o processo de vendas, é torna-lo mais interativo e inteligente, podendo a organização alinhar suas metas aos objetivos estratégicos do negócio, e recompensar não apenas vendedores que “faturam mais”, mas também os que estão mais alinhados estrategicamente.




Todo mundo sabe que o foco da equipe de comercial é vender sempre mais! Mas, muitas vezes a estratégia da empresa pode ser mais abrangente, buscando outros resultados para regiões, clientes ou mercados, como por exemplo: Abrir mais clientes, melhorar o Ticket médio, aumentar o Mix nos clientes, melhorar a taxa de retenção e assim por diante.

Frente a esses desafios, atingir a meta de vendas é o básico, pois a longo prazo, você pode perder o cliente e nem saber o porquê. E é aqui que a gamificação de vendas se encaixa bem, em qualquer tipo de gestão de vendas como no varejo, indústria, serviços, call center etc.. pois, sempre existe um objetivo estratégico a ser alcançado que vai além da venda.


Gamificação significa, basicamente, incluir um elemento de desafio e diversão nos processos tradicionais, tornando-os mais envolventes. O termo vem de “game”, isto é, uma espécie de jogo que envolve mais estratégias, ações e resultados diferentes.


Gamificação parece super legal, não é! Mas como funciona?


Para que o processo de gamificação funcione, você deve seguir alguns passos importantes antes de colocar tudo rodar! Vamos lá!


1) Definir os objetivos

É importante que a equipe entenda que a venda ainda é o maior objetivo, e que agora serão adicionados outros elementos ao processo, com pesos diferentes, mas que são importantes para a estratégia do negócio, e que eles também serão recompensados por isso.


Por exemplo, os pontos podem funcionar assim:

  • Cada clientes novos: 10 pontos

  • Recompra de novos clientes em até 30 dias: 20 pontos

  • Venda de produto do Mix para cliente que ainda não compravam: 30 pontos


Esses pontos podem mudar conforme sua estratégia. Se seu objetivo é entrar em uma nova região, a abertura de clientes e recompra terão a maior pontuação, se você quer potencializar as vendas em clientes atuais, TKT médio e Mix terão maior pontuação, e assim por diante.


Esses pontos vão se acumulando diariamente, e colocando os vendedores em um “ranking”, que pode ser diferente do Ranking de vendas, por exemplo.

O vendedor por ser o 1º. em vendas, mas o 5º. Na pontuação do game, ou seja, está vendendo bem mas não está abrindo clientes, para ilustrar o exemplo anterior.


2) Qual será o público?

Esse processo pode ser feito na equipe de vendas ou no seu cliente, aqui vamos focar na equipe de vendas e no futuro falamos melhor da gamificação para clientes, ok!

Você precisa determinar se o seu público será toda a equipe de vendas ou apenas vendedores de uma região ou que atendem ao um tipo específico de cliente.


3) Acesso as informações

Um ponto fundamental para que qualquer gamificação tenha sucesso, é mostrar o andamento do desempenho do vendedor em tempo real e de forma simples.


A equipe precisa de um painel para analisar seu desempenho em pontos e em objetivos, e assim saber em que lugar no Ranking da empresa ou da loja ele está.

Aqui está todo o segredo da palavra “Gamificação” pois com informações claras e atualizadas a equipe pode então definir suas ações para melhorar onde sua pontuação não está legal, saber se estão evoluindo na velocidade certa e buscar com mais energia os pontos que trazem mais pontuação.


4) Definir as premiações e ganhadores

É muito importante para o engajamento da equipe, criar uma premiação que vai além da comissão de vendas, algo que seja atrativo, mas que principalmente possa ser construído a longo prazo.


Alguns clientes da lemon go criaram uma premiação por trimestre, e depois os 10 melhores do ano, gerando assim um engajamento ao longo de um ano, com uma competição saudável.


Temos exemplos também de gamificação por times, ou seja, um time de vendedores define o nome da equipe e seus pontos são somados, assim todos definem estratégias em conjunto.


A gamificação da venda para área comercial, é um importante incentivo para alcançar objetivos estratégicos que normalmente são deixados de lado, mas são importantes para o negócio. Sabemos que a venda é uma construção, e para criar um relacionamento com um clientes seja ele B2B ou B2C precisamos oferecer e trabalhar todas as dimensões da venda, como retenção, complemento de MIX, TKT médio, tempo de vida do cliente etc..


E aí? Já está pronto para iniciar o seu projeto de gamificação?



A lemon go pode ajudar não apenas na gestão dos dados e na criação do dashboard de game, mas também em elaborar estratégias eficientes para o seu comercial!

Solicite informações que um especialista nosso vai entrar em contato com você!


Boa vendas :)

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