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  • Foto do escritor Roberto Job

Quais indicadores de desempenho devo utilizar no meu negócio?

É muito comum um negócio focar demais nas atividades do dia a dia e perder de vista os resultados. Quem é dono de empresa sabe: não é fácil acompanhar a equipe inteira de perto. Ao mesmo tempo, ficar de "babá" dos funcionários definitivamente não resolve. Por isso, indicadores de desempenho são essenciais para dizer se a performance da organização está atingindo os níveis esperados.


Neste texto, vamos compartilhar com você algumas dicas para escolher os indicadores de desempenho mais adequados para o seu negócio. Para isso, também falaremos sobre os principais benefícios que você pode ter a partir dessa prática, apresentando os tipos de indicadores existentes e como usá-los.

Pronto para começar? Então vamos ao que interessa!


Por que usar indicadores de desempenho


Os indicadores de desempenho andam lado a lado com o planejamento estratégico, auxiliando no cumprimento das metas de uma empresa. Eles auxiliam no monitoramento da evolução dos resultados e, por isso, servem como um guia para tomar decisões e criar de estratégias cada vez mais acertadas.


Tipos de indicadores existentes


Os indicadores podem ser divididos em dois grandes grupos. No primeiro, estão os indicadores de desempenho de processos, também chamados de KPI (Key Performance Indicator). O objetivo deste tipo de indicador é medir o desempenho na realização das tarefas, focando em objetivos específicos e pontuais.


Alguns exemplos são:

  • Indicador de lucratividade: mede a relação percentual entre o lucro e a quantidade total de vendas.

  • Indicador de qualidade: mede a relação percentual entre tudo que foi produzido na empresa e as saídas prontas para o uso, ou seja, sem defeitos ou imperfeições.

  • Indicador de capacidade: mede a relação entre a quantidade produzida pela empresa e o tempo para que isso ocorra. Como, por exemplo, a capacidade mensal.

  • Indicadores de Pessoas: mede o custo, capacidade produtiva, horas extras e até mesmo a satisfação das pessoas com a empresa.


É importante que esses indicadores sejam quantificáveis, ou seja, que possam ser medidos através de um índice. Normalmente, esse índice é representado por um número que vai retratar como está o andamento do processo ou de parte dele.

No segundo grupo estão os indicadores de desempenho estratégico. Aqui, a função é verificar se os objetivos traçados pela direção (objetivos estratégicos) estão sendo cumpridos.


Nesse caso, a própria empresa é quem define quais são os indicadores, baseando-se primeiramente na sua missão, visão e valores. Também deve considerar as metas "macro" estipuladas internamente, como a criação de novos produtos, a construção de imagem perante a sociedade, a participação de mercado (market share), as alianças estratégicas, e assim por diante.


Como escolher o indicador mais adequado para o seu negócio


Antes de mais nada, é importante frisar que nem sempre é uma boa ideia escolher diversos indicadores de desempenho. Isso porque você correrá o risco de fornecer muitas informações que talvez nem sejam analisadas. Por outro lado, também não adianta focar somente em indicadores de processos: é importante encontrar um equilíbrio entre o cumprimento das tarefas do dia a dia e a evolução estratégica da organização.


Portanto, analise os dois grandes grupos de indicadores de desempenho citados e, no primeiro momento, escolha um indicador de cada grupo. Assim você poderá garantir o andamento dos processos sem deixar de lado a visão de longo prazo.


Sem dúvida os indicadores de desempenho são ótimas ferramentas para avaliar a realidade de uma empresa. Assim, fica mais fácil deixar de lado as opiniões e encarar os fatos. Tudo para que você possa ter cada vez mais resultados na prática, seja nos lucros ou na construção da sua marca.


E você, pretende implementar indicadores de desempenho no seu negócio? Deixe seu comentário aqui abaixo!

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