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  • Foto do escritorCassio H. F. Ramos - Fundador

Por que algumas empresas não conseguem melhorar suas vendas com análise de dados?


Pesquisamos 280 empresas durante 2 meses, e conseguimos entender melhor porque algumas empresas têm tanto resultado com análise de dados e outras, tão pouco.


Precisamos entender que análise de dados de verdade é 90% cultura e método e 10% tecnologia. Conhecemos muitas empresas com ferramentas muito simples, que tem resultados fantásticos, devido a sua cultura de análise, assim como empresas com ferramentas excelentes que não conseguem ter praticamente nenhum resultado.


Identificamos um cliente da Lemon.go que aumentou seu faturamento em 18% em dois meses, apenas analisando comportamento dos clientes e de seus produtos

Em nossa pesquisa, inicialmente identificamos que 48% das entrevistadas usam ou já tiveram iniciativas para aplicação da análise de dados em seus negócios, e nosso artigo vai se basear nessas empresas.


Das empresas que usam análise de dados, 68% tiveram resultados significativos nas áreas de vendas, gestão de produtos e comportamento de consumo. Destas empresas com resultados, 62% utiliza alguma ferramenta de análise de dados, e incríveis 88% delas possuem pessoas dedicadas para análise (aqui está um dos segredos).


Das empresas que não obtiveram resultados, ou ainda, não conseguiram medir os resultados obtidos através de análise de dados, verificamos que nenhuma delas tinha alguém dedicado total ou parcialmente a análises.


A falta de uma pessoa ou rotina de análise, é sem dúvidas o maior fator de impacto para o insucesso das empresas nesta área. Observamos que as empresas que não tem resultado, acabam sempre culpando a TI ou os sistemas utilizados, mas mais de 90% delas disseram não ter uma rotina de análise de comportamento dos dados, assim como não analisa comportamento dos clientes, mix de produtos, ou mercado, ficando simplesmente nas questões de análise de metas e rentabilidade, nunca olhando para frente, e sim para trás.

A cultura de análise de dados, ajuda sua empresa a enxergar para frente, entender comportamentos e se antecipar a eles, mas parece que muitas empresas não estão preparadas para isso, e na grande maioria, as empresas que mais tem dificuldade de analisar as informações, são empresas muito focadas em vendas, como distribuidoras e redes de varejo.


A notícia boa é que podemos mudar a realidade da sua empresa, com 5 dicas simples de como dar os primeiros passos para uma verdadeira cultura de dados.



O primeiro passo é entender onde está o problema, porque sua equipe não consegue se dedicar a análise de dados. Entre os motivos, eles podem ser: falta de dados, dificuldade na coleta de informações, falta de uma ferramenta de dados ou ainda uma pessoa responsável pelo projeto. Mas o mais importante, faça uma boa analise da sua gestão e evite culpar a T.I. ou ferramentas que você usa, elas são apenas um facilitador e não tem poderes mágicos 😊

1- Identifique quais são as perguntas de negócio que você precisa responder para melhorar suas vendas:

· Por que eu perco clientes?

· Qual produto mais aparece em clientes que são fidelizados?

· Qual o comportamento de compra dos meus clientes da curva A?

· Qual comportamento dos segmentos de clientes, existe algo em comum?

2- Envolva as pessoas

O processo de análise de dados e descoberta de perguntas de negócio pode ser bem desafiador para sua equipe, e isso normalmente gera um bom envolvimento das pessoas, pois as tira da rotina do dia-a-dia e mostra que você quer a opinião e o conhecimento delas para perguntas chave do negócio. Faça grupos por assunto: Produtos, Clientes, projeção de vendas, comportamento de consumo.

Esse envolvimento gera senso crítico, e certamente aparecerão ideias incríveis

3- Apresentação é tudo

Para que as análises sejam bem aproveitadas, precisamos de informações claras e de fácil interpretação. A preparação de dashboards de informação inteligentes e criativos fazem toda a diferença, pois as pessoas precisam de informações precisas e de simples analise, que fiquem agradáveis aos olhos também.

Seja criativo, mas não demais! Hehehe O segredo da beleza está na simplicidade.

4- Crie uma rotina de análise

É muito importante que a empresa tenha uma rotina sagrada para análise e feedback das informações para as áreas de negócio. Essa rotina deve ter entradas claras, assim como saídas. A participação das áreas envolvidas é muito importante, para garantir que todos ajudem nas avaliações e que se crie um hábito dentro da empresa. Lembre-se: não estou falando aqui de análise de metas, ou resultados, mas sim de análise de dados, que é muito mais focado em comportamento e estratégia para orientar as equipes de campo e operação.

5- Acompanhe os resultados

É muito importante ter um acompanhamento dos resultados das ações direcionadas pelos dados, esse acompanhamento pode mostrar de forma clara, o que efetivamente seu negócio está ganhado com as análises, aumentando assim o engajamento da equipe no processo e melhorando sua cultura.

Clientes da Lemon.go com nível de cultura de dados alto, costumam esperar as análises diárias para então começar a organizar suas equipes.


Sabemos da importância da análise de dados para os negócios, pois ela dá velocidade e eficiência nas decisões. O caminho não é fácil, é necessário muita dedicação e tempo.

É muito mais fácil desistir e abandonar novas práticas, mas quanto tempo você perde tomando ações ineficientes, ou ainda, seguindo caminhos errados por não usar as ferramentas que tem para melhorar seu negócio?

Agora é com você!

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