top of page
  • Foto do escritorAlexandre Job

O que é Slack? Como seu uso pode otimizar o dia a dia da empresa?

Você sabe o que é Slack? Caso sua empresa ainda não a utilize, se prepare, pois essa é a nova ferramenta corporativa que promete acabar com o uso do e-mail para comunicação interna nas empresas!


O Slack é um aplicativo de comunicação que oferece uma plataforma na qual equipes podem se comunicar rapidamente com mensagens de texto e voz, além de permitir o envio de vídeos e documentos, mantendo tudo organizado e centralizado. O conteúdo das conversas fica disponível apenas entre os membros da equipe, e o aplicativo permite saber quem já visualizou sua publicação.


Como o Slack funciona?


O Slack funciona como uma rede social. Com ele, qualquer pessoa pode criar uma sala de bate-papo, com múltiplos canais, dentro de uma empresa, com assuntos distintos e para grupos diferentes. Dentro de cada um desses canais, a ferramenta permite trocar mensagens de texto, documentos e compartilhar fotos ou vídeos.


O objetivo é ganhar tempo e eliminar os famosos e-mails enviados com cópia para todos. Como tudo é arquivado, seu mecanismo de busca permite encontrar, facilmente, trechos de conversas que o usuário pode não ter visualizado anteriormente. Além disso, é possível conversar de forma privada com cada usuário ou marcar pessoas específicas em conversas coletivas.


Com o Slack, a empresa pode também criar um canal de comunicação direto com seus clientes, parceiros e fornecedores. Diferente do e-mail, o Slack estrutura e organiza muito melhor as conversas, cria uma comunicação centralizada e facilita a visualização e a busca por documentos.


Quais são as suas vantagens?


São muitas as vantagens do Slack em relação ao e-mail e outras ferramentas de comunicação corporativa, apresentando funcionalidades como:


Compartilhamento de mensagens e arquivos em tempo real

Diferente do e-mail, mesmo quando a comunicação é feita em um grupo, é possível direcionar para qual integrante aquela mensagem é destinada. Além disso, todos são notificados em tempo real.


Grupos fechados e sem limite de usuários

Dentro de uma conta do Slack é possível criar vários grupos, sem limites de usuários. Esses grupos podem ser criados para tratar sobre problemas ou projetos específicos, mantendo a privacidade sobre cada tema somente com o seu grupo.


Saber quem viu a publicação

Quando se envia uma mensagem, é possível saber quais pessoas visualizaram a publicação, o que facilita a comunicação e o entendimento.


Integração com outras ferramentas

Uma grande vantagem do Slack é a integração com outras soluções modernas que tem ganhado espaço nas empresas, como Dropbox, Asana, Hangouts, Twitter e Zendesk. Essa integração facilita a organização de documentos e o gerenciamento de tarefas que podem estar sendo utilizados em outra ferramenta.


Acesso em diversos dispositivos

O Slack é um dos aplicativos mais baixados e bem pontuados nas lojas da Apple e do Google, além disso, também possui aplicativo para Windows e pode ser acessado simplesmente por um navegador.

Essa facilidade de acesso permite que o usuário esteja sempre conectado e atualizado sobre seus grupos.


Uso entre empresas distintas

Além da aplicação interna, ele permite a criação de canais com outras empresas. Aliás, isso é o que o diferencia de muitas outras ferramentas de comunicação, que não permitem o uso em diferentes organizações.


Quanto custa?

Uma das estratégias de crescimento do Slack é ter planos gratuitos que permite as empresas utilizarem até se apaixonarem por seu aplicativo. O Slack pode ser utilizado sem limite de usuários e sem custo até atingir o limite de 10 mil mensagens trocadas entre os times. Após esse limite, ele oferece planos de U$80,00 a U$150,00 por usuário, por ano.


O Slack tem se tornado muito popular devido a sua facilidade e simplicidade de uso. Sem falar, claro, em todos os benefícios apresentados anteriormente! Nem é preciso pensar duas vezes para adotar essa ferramenta em sua empresa, não é mesmo?


Agora que você já sabe o que é Slack, compartilhe conosco suas impressões! Sua empresa já está usando essa ferramenta?

Deixe seu comentário!

1.777 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page