• joaoassis9

Os 5 principais erros de Business Intelligence que você deve evitar!

Atualizado: 29 de Jul de 2019

Quando se pensa em gestão empresarial de alto nível, temos conhecimento que isso só é possível quando se tem nos bastidores informações de qualidade para suporte ao processo decisório. Quando se pensa em ter disponíveis informações de qualidade, dentre as ferramentas de TI (tecnologia da informação) disponíveis, o Business Intelligence — BI (Inteligência de Negócios) é a de maior destaque.


Para ter um processo decisório bem suportado existe uma receita básica ideal, que leva três ingredientes: 1) ter repositórios de dados bem estruturados; 2) ter práticas de segurança da informação; 3) ter uma boa ferramenta de extração e tratamento de dados para geração de informações. Muitos têm sido os erros cometidos na implantação da ferramenta de BI, sendo os principais não atender a esta receita básica descrita aqui. Por isso, fique atento para evitar os principais erros cometidos em BI.


Não ter bons repositórios de dados


Repositórios de dados são bancos de dados, sistemas integrados ou não integrados, planilhas, etc., que contêm os dados da empresa. Antes de implantar BI, é preciso ter certeza que os repositórios de dados são confiáveis e, de preferência, integrados/integráveis e não redundantes. A confiabilidade é garantida por práticas de segurança da informação em nível físico (restrições de acesso, etc.) e lógico (firewalls, antivírus, etc.).


Achar que toda ferramenta de BI é igual


Existem diversas ferramentas de Business Intelligence no mercado, cada uma atende melhor a determinado nicho de mercado. Quanto mais específica para a área de atuação da empresa for a solução de BI, melhores serão os resultados alcançados.


Achar que a solução de Business Intelligence trabalha individualmente


A essência de BI é a integração de diversas fontes de dados para consolidação de informações, sendo assim, na hora de adquirir uma solução no mercado é importante que ela tenha suporte multiplataforma, para garantir sua integração com todos os repositórios de dados da empresa. Descuidar deste ponto é um grande erro.


Querer começar pelas informações corporativas

Avalie todas as fontes de dados existentes e faça a composição de data marts (bases de dados segmentadas). Gradativamente, implemente os data marts de cada departamento e extraia as informações pertinentes. Com o passar do tempo, tendo todos os data marts validados, sua empresa poderá compor um data warehouse (base de dados geral), no qual será aplicada a ferramenta de BI, para obter informações de nível corporativo.


Não ter apoio de um expert


A implantação de um projeto de BI requer um bom planejamento e acompanhamento que somente um consultor especializado pode prover e, que certamente, sua equipe de TI precisará ter disponível para ter sucesso. Um grande erro é não investir neste suporte tecnológico e gerencial.


Vale lembrar que, quanto maior for a integração entre os diferentes repositórios de dados e quanto mais específica e versátil for a solução de Business Intelligence, maior será a eficácia e agilidade da sua implantação. Além disso, conhecer e evitar os principais erros de implantação de BI e ter um suporte do profissional adequado é imprescindível para alcançar os melhores resultados.


Continue acompanhando os nossos posts para ampliar os seus conhecimentos e deixe o seu comentário, queremos saber a sua opinião sobre Business Intelligence.

3 visualizações

© 2016 por Lemon - Todos direitos reservados

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • LinkedIn - White Circle