A cultura organizacional precisa mudar urgentemente no Brasil. A cultura deve ser dinâmica o suficiente para se alinhar às estratégias de transformação digital. Para isso, o foco e grandes esforços devem ser direcionados à captação e formação de talentos nada tradicionais, TALENTOS QUE:
Encaram mudanças com naturalidade;
Transitam bem nos mundos do relacionamento, da criatividade e da disciplina em execução.
Estes serão os agentes que transformarão um orçamento de TI em realidade aplicada.
Quando se faz um comparativo dos melhores desempenhos organizacionais no mundo, percebe-se alguns desencontros em relação aos CIOs no Brasil. Tanto no Brasil quanto nos melhores players do mundo, a transformação digital e o crescimento em Market Share são perseguidos e são foco.
No entanto, há outras preocupações presentes aqui no Brasil que nem mais são citadas nos melhores players, ou seja, eles já passaram há tempos por estas preocupações:
No Brasil, 64% dos CIOs apontam a cultura como principal barreira para o desenvolvimento de iniciativas de transformação digital. E você sabe o que a maioria dos CIOs do mundo todo apontam como a principal tecnologia para gerar diferenciais competitivos nos negócios:
“BUSINESS / ANALYTICS”
E como está a sua organização? Pois é, no Brasil, apenas 28% dos CIOs estão realmente envolvidos na aplicação de Analytic” em seus negócios. A aptidão às mudanças, a um novo jeito de administrar e gerir negócios, como falei antes, ainda é um entrave pesado.
Podemos observar este comportamento em um outro número interessante:
Enquanto mais de 50% dos CIOs dos melhores players (Top Performers) do mundo criam novas funções e responsabilidades que comportam e sustentam esta transformação digital, apenas 20% (em média) dos CIOs brasileiros tem o mesmo comportamento.
Em resumo: não estamos estimulando a mudança e a adaptação do ambiente para nutrir as transformações necessárias. Apenas 33% das nossas organizações possuem times que atuam em transformação digital, contra 71% nos Top Performers.
O que podemos observar através de muitos dados e pesquisas realizadas no nosso ambiente empresarial, é que estamos acompanhando e estamos por dentro de tudo o que está acontecendo no mundo em termos de “transformação digital”. O fato é que estamos apenas assistindo um filme estrangeiro, faltam atores e atrizes para produzir o filme nacional.
*Ref. Pesquisa Gartner 2018 com maiores CIOs do mundo
Comentarios