• Cassio H. F. Ramos - Fundador

6 razões para sua empresa usar um dashboard de controle de vendas

Planilhas em Excel para analisar vendedores e resultados de um negócio já são ferramentas obsoletas. Além disso, não oferecem integração automatizada, contabilização independente e rapidez, por exemplo, como o dashboard de vendas.

E os painéis não auxiliam a empresa apenas no controle do andamento de receitas. É possível extrair diagnósticos para melhorias e mudanças através dos dados disponibilizados e em constante atualização.


A plataforma oferece diversos benefícios a usuários e empreendimentos. Para ilustrar isso melhor, vamos dar agora seis razões para sua organização fazer uso desse sistema.


1. Maximização dos esforços da equipe

Com o trabalho sendo constantemente acompanhado — e em tempo real — por gestores e equipe de vendas, eles visualizam o progresso. Além disso, têm em mente o que os seus superiores também veem. Assim, são estimulados pelos dois fatores a entregar mais energia em prol do alcance e da ultrapassagem de metas.


2. Facilidade no acompanhamento de KPIs

Performance é palavra de ordem dentro de qualquer empreendimento. Então, acompanhar fácil e simultaneamente os indicadores de desempenho é sempre uma vantagem em qualquer negócio.

Os painéis de controle integram as indicações e também fornecem visão individual delas. Os leiautes são adequados à empresa e possuem compreensão intuitiva.


3. Potencialização do trabalho dos vendedores

As telas permitem que cada funcionário da equipe de vendas gaste seu tempo apenas com o seu trabalho de fato. O relacionamento com os leads é feito, as vendas são fechadas, e todos os dados gerados são rapidamente integrados e disponibilizados para visualização e análise.

Não há preocupação com preenchimento demorado de formulários e planilhas manualmente. E não é preciso interromper tarefas para repassar informações de processos realizados e entregar números.


4. Auxílio em tomada de decisões mais precisas

Com a ajuda dos painéis que mostram processos em diferentes estágios de andamento e os números relativos a cada um, é possível que os gestores tomem decisões com base em todo o cenário. Não precisam fazer isso vendo somente um ponto do trabalho ou alguma ação especificamente.


5. Redução de custos e mão de obra

Com a implementação de dashboards de vendas, muito tempo é economizado em todo um departamento com a dispensa de elaboração de pareceres de resultados e processos. E as pessoas podem se dedicar a outras ações importantes para a organização.

Não somente trabalho e tempo são reduzidos, mas custos também, pois sem a existência de uma prática demorada e manualmente complexa os funcionários adicionais não precisam ser contratados para essa atividade.


6. Otimização da comunicação

Com a centralização de informações gerais acerca das vendas e seus processos anteriores, a comunicação dentro da equipe e com outros departamentos se torna mais rápida e precisa. A extinção de fatos causadores de ruídos evita que decisões erradas sejam tomadas e análises equivocadas sejam feitas.

Isso ocorre porque os dados são mais agilmente obtidos, analisados e compartilhados. E o acompanhamento deles — até mesmo em tempo real — é exato, advindo das operações concluídas e em andamento.


Agora, deixe nos comentários qual dessas razões é a melhor para o uso de dashboard de vendas em sua empresa. E se tem mais algum bom motivo para acrescentar, compartilhe.


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